Jejum intermitente, conheça esse método e veja algumas dicas básicas
Jejum intermitente é comer apenas em horários determinados com perda de peso e bem estar!
Olá amigas Proseiras, tudo bem?Vamos começar a semana com dicas para emagrecer, eu preciso eliminar peso e não estou conseguindo.
A reeducação alimentar não está funcionando, preciso de um novo processo para emagrecer.
Recebi esse Guest post da jornalista Raiane Gonoli sobre Jejum intermitente, e resolvi compartilhar com vocês.
Se você deseja emagrecer e conquistar corpo e mente mais saudáveis, o que não faltam são métodos para alcançar esse objetivo.
De dietas que restringem alguns alimentos e a quantidade de calorias até a reeducação alimentar, é possível escolher a melhor alternativa para você.
Novas técnicas para emagrecer surgem e tem sua eficácia estudada a todo o momento.
A tática da vez é a do jejum intermitente
O que é o método do jejum intermitente, vamos entende-lo em primeiro lugar
Jejuar é privar-se de comida, seja de maneira total ou parcial.
Intermitente é algo que cessa e recomeça por intervalos, esse é o principio da dieta.Ainda que muitos o considerem um tipo de dieta, o jejum intermitente é mais corretamente classificado como um estilo alimentar, uma vez que não há restrições de tipos de comida e quantidade de calorias ingeridas durante as janelas de alimentação.Muitos se referem ao jejum intermitente através da sigla JI.
Ele pode ser definido como uma tática alimentar que alterna estrategicamente períodos de ingestão de alimentos com períodos de jejum.Para adequar melhor o jejum intermitente ao seu estilo de vida, existem diversos protocolos dentre os quais é possível escolher. Estes protocolos têm por objetivo guiá-lo no processo de emagrecimento ao ordenar quando se deve jejuar e quando é permitido comer.
Além de promover o emagrecimento, a prática do jejum intermitente proporciona outros benefícios ao organismo, tais como:
Os principais protocolos do jejum intermitente
Também conhecidos como métodos para a realização do jejum intermitente, os protocolos definem quais os horários/dias em que se pode comer e quais devem ser os períodos em que é necessário jejuar para atingir o objetivo da perda de peso e da melhora na saúde.
Em todos esses protocolos é permitido ingerir água, café, chás e outros líquidos não calóricos ou com adoçante durante o período de jejum, o que facilita o período de adaptação, em especial para quem não costuma pular refeições.
Protocolo Leangains ou 16/8
Neste protocolo de jejum, é preciso ficar sem ingerir calorias de 14 a 16 horas todos os dias, o que restringe a sua janela de alimentação em até 8 ou 10 horas.
Dentro desse período no qual é permitido alimentar-se, você pode incluir 2 ou mais refeições de qualquer espécie, sem restrições alimentares.
Esta alternativa de organização do jejum foi popularizada por Martin Berkhan e é considerada uma das mais simples de seguir. Para quem deseja perder peso e gordura localizada sem abrir mão dos treinos e exercícios, esse é o melhor método de jejum intermitente.
O protocolo Leangains é um dos mais seguidos porque boa parte das pessoas não inclui o café da manhã em suas rotinas, tendo o almoço como principal refeição, que é exatamente o que é proposto pelo método.
Se o indivíduo faz sua última refeição no dia anterior antes das 20h e só ingerir alimentos sólidos no almoço do dia seguinte, ele está praticando o jejum intermitente 16/8.
Para mulheres, recomenda-se que o período sem comer seja um pouco menor, não ultrapassando 15 horas, uma vez que jejuns mais curtos apresentam resultados de emagrecimento mais eficazes no organismo feminino.
Neste outro tipo de jejum intermitente, o indivíduo se alimenta normalmente durante quase toda a semana, reservando um ou dois dias para ficar em jejum completo, por 24 horas.
Brad Pilon é o grande responsável pela popularização deste método, que consiste, basicamente, em ficar um dia inteiro em jejum.
O principal efeito colateral deste método é a sensação de fome, mas seu organismo continuará funcionando bem e normalmente, mesmo sem receber alimentos por um dia.
A prática de jejuar por 24 horas não pode ser repetida mais do que duas vezes na semana, de modo a não comprometer o funcionamento saudável do seu corpo.
Protocolo 5:2
Este é um dos protocolos de jejum intermitente considerados ideais para iniciantes que precisam de um período de adaptação. No método 5:2, é permitido alimentar-se normalmente durante cinco dias da semana, reservando os outros dois para ingerir uma quantidade controlada e calorias.
Para homens, 600 calorias é o permitido. Mulheres podem ingerir um pouco menos, 500 calorias.
Elas devem ser distribuídas ao longo do dia, em duas refeições.
Se aliado a uma dieta saudável ou reeducação alimentar, este protocolo pode promover um emagrecimento tão rápido e saudável quanto os outros.
A única recomendação é não escolher dias seguidos para jejuar, prefira alterná-los durante a sua semana.
Recomendações para realizar um jejum intermitente com saúde
Jejuar por até 36 horas seguidas é o período máximo no qual é seguro ficar sem comer. Porém, é sempre bom lembrar: se você for jejuar, faça com algum acompanhamento médico.
Para que os resultados dos períodos de jejum sejam positivos e apareçam com mais rapidez, é preciso conciliá-los com um cardápio saudável.
Ainda que as refeições na janela de alimentação não possuam restrições, não adianta praticar o protocolo Eat-Stop-Eat, por exemplo, e comer apenas fast foods e outros alimentos com muita gordura e açúcares.
O que nos leva a recomendar que não compense o período sem comer ingerindo comidas em exagero.
Alimente-se normalmente após jejuar, uma vez que não são necessárias compensações para que seu organismo funcione normalmente.
Espero que vocês tenham gostado do post e da informações sobre jejum intermitente, me deixem a opinião de vocês pois ela é muito importante nessa prosa.
Bjinhos e até a próxima!
Adorei conhecer esse jejum, estou precisando perder uns quilos.
ResponderExcluirVou começar hoje mesmo.
Fernanda
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar dessa técnica , bem interessante mesmo. Vou me aprofundar nos assuntos, pois hoje em dia, as nutris dizem para nos alimentar de 3 em 3 horas ahaha . Obrigada por compartilhar, pois chega o momento mesmo que não conseguimos perder mais peso.
Beijos e uma excelente semana!
♥DMulheres♥Instagram♥
Oi!!
ResponderExcluirQue dica maravilhosa :D
Não conhecia este jejum, é interessante.
Bjo
Não conhecia, parece interessante esse método.
ResponderExcluirBjs
Nossa! Não conhecia essa prática não, mas achei a primeira opção até que fácil de se fazer, a 16/8. Vou tentar aqui pra ver se consigo. Bjs!
ResponderExcluirÉ uma dica interessante, nunca tinha ouvido falar nesse tipo de jejum ...
ResponderExcluirGostei da dica, acho que ando precisando fazer um rsrs
Bjos
Minda ❤ 😍
Fernanda que dica boa do jejum, ótimo pra quem está querendo emagrecer, é um método muito interessante, Fernanda obrigado por compartilhar essas informações preciosas, bjs.
ResponderExcluirQue interessante, não conhecia. Obrigada por dividir conosco <3
ResponderExcluirbesitos
www.blogmeamarro.com
Muito bacana o post, bem informativo!
ResponderExcluirEu não consigo ficar muitas horas sem comer rsrs, mas gosto de me exercitar em jejum pela manhã.
Beijinhos Fê
www.bloglovers.com.br
Não conhecia essa dica, achei o post bem informativo. Mas, acho bem difícil conseguir ficar sem comer por tanto tempo. Acho que a maneira melhor de se perder peso é com reeducação alimentar, fora que depois é bem mais fácil manter o que você perdeu.
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Nossa Nanda não conhecia esse método de jejum, achei meio radical no começo do post mas como são só duas vezes por semana, fiquei curiosa...hihihi
ResponderExcluirSuper esclarecedor esse posts, parabéns!
Beijinhos :*
Nossa Nanda não conhecia esse método de jejum, achei meio radical no começo do post mas como são só duas vezes por semana, fiquei curiosa...hihihi
ResponderExcluirSuper esclarecedor esse posts, parabéns!
Beijinhos :*
Adorei a dicas. Sempre me falavam que faz mal fazer jejum com intenção de perda que peso. Vou procurar saber porque tenho quilos a perder hahaha
ResponderExcluirBlog Mais Feminice | FãPage | Canal do Youtube | Instagram
Menina perder peso é tão difícil! Compartilho dessa frustação viu? Nunca tinha ouvido falar desse método do jejum intermitente... Não sei se para mim funcionaria, fico nervosa quando fico horas sem comer rsrsrs só se for enquanto durmo ai consigo ficar sem comer haha
ResponderExcluirbeijinhos
Confesso que acho essas dietas muito rigorosas muito perigosas. A melhor forma de perder peso e continuar com saude e fazer a reeducação alimentar aliados a exercicios fisicos. Os resultados sao demorados, mas sao para sempre.
ResponderExcluirBeijos
Já tinha ouvido falar da técnica.
ResponderExcluirGostei de ler mais sobre o assunto.
Bjão
Adorei conhecer mais sobre essa dieta, parece ser bem interessante.
ResponderExcluirBeijos
NUNCA TINHA OUVIDO SOBRE ESSA DIETA, ACHO MEIO PERIGOSO FICAR TANTO TEMPO SEM COMER, NUNCA SE ESQUEÇA DE PROCURAR UM MEDICO E FAZER TODOS OS EXAMES NECESSÁRIOS,ANTES DE QUALQUER DIETA...
ResponderExcluirBJS
http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/
Nossa, dicas maravilhosas.
ResponderExcluirinfelizmente no dia-a-dia nem sempre é possível ter uma dieta equilibrada como queríamos.
Beijos
Que interessante!
ResponderExcluirAdorei a dica..
Beijos!
Achei super interessante essa matéria que fez e a ressalva de sempre consultar o médico antes de fazer qualquer tipo de "dieta", achei bem legal esse método e já vou perguntar para meu médico o que ele acha.
ResponderExcluirBeijos
Boa tarde! É a segunda vez, no mesmo dia que estou lendo a respeito dessa dieta. A primeira foi de manhã; eu vi um video no face do Dr Juliano Pimentel, ele falando dessa dieta. Parece que além da dieta ele fala sobre os benefícios que ela traz.
ResponderExcluir