Vinte de Setembro dia de comemorar o orgulho de ser Gaúcha.
Sou Gaúcha orgulhosa dessa querência que tanto amo, comemoro dia vinte de setembro!
Olá proseiras amigas, tudo bem?
Hoje nossa prosa é para falar sobre minha terra, o meu amado Rio Grande do Sul.
Sou Gaúcha orgulhosa da minha terra e no dia 20 de Setembro comemoramos a revolução Farroupilha, um marco da História Gaúcha.
Um breve resumo sobre a Revolução Farroupilha e o povo Gaúcho
Também chamada de Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi o mais importante conflito regencial.
Durou 10 anos (1835 – 1845) e a paz só chegou no governo de D. Pedro II.
Os objetivos dos farroupilhas eram:
- Pagar menos impostos;
- Queriam que o governo central aumentasse as taxas alfandegárias sobre o charque (carne-seca), o sebo e o couro;
Os comerciantes do sudeste (dominados pelos latifundiários do centro e norte) compravam charque mais barato do Uruguai e da Argentina.
Os uruguaios e argentinos vendiam barato, porque a mercadoria era produzida com mão-de-obra livre.
A concorrência não agradava os fazendeiros gaúchos que pagavam maiores impostos do que os estrangeiros.
Por causa dos impostos, a classe dominante do Rio Grande do Sul apoiava os ideais dos federalistas (chamados de farroupilhas) que queriam diminuir o poder do centro e aumentar a autonomia provincial.
Em 1834, nas eleições para assembléia provincial, os federalistas eram a maioria e isso dificultou as relações com o presidente da província (nomeado pelo imperador).
Um grande proprietário chamado Bento Gonçalves, assumiu o comando do exército farroupilha (formado por fazendeiros e peões) e pouco tempo depois ocuparam Porto Alegre iniciando a guerra.
Para dar fim de uma vez por todas a revolução, o governo imperial nomeou Luis Alves de Lima e Silva, que viria a ser o futuro Duque de Caxias, para acabar com a revolta.
Em 1842 ele assumiu o cargo de presidente da província e buscou formas de explorar as fraquezas dos farroupilhas.
Uma de suas propostas foi a de conceder anistia geral além da reapropriação das terras confiscadas e a incorporação dos oficiais revoltosos ao exército nacional.
Porém, achando que as propostas ainda poderiam parecer poucas, ele também ofereceu a libertação de todos os escravos envolvidos na luta, e após três anos de negociações, muitas batalhas e um número muito grande de derrotas, os “Farrapos” se viram obrigados a aceitar a proposta de paz ofertada por Duque de Caxias, dando um fim a revolta no ano de 1845 com a assinatura do Tratado de Poncho Verde, que ainda agraciava os estancieiros gaúchos com a criação de um imposto que lhes rendia 25% sobre toda a carne salgada que viesse da região platina, uma bela vantagem.
O povo Gaúcho conserva até hoje suas tradições
Conhecer a cultura gaúcha através dos hábitos e costumes do gaúcho, que usa a bombacha e o lenço de seda, e as prendas seus lindos e trabalhados vestidos e seu cabelo enfeitado.
Tomar um bom chimarrão, tomar café com bolo roda de carreta, carreteiro de charque ou churrasco nas brasas, o gosto apurado por cavalos e pelo gado, e o grande amor pela terra do seu chão Rio Grandense.
Visitar o Rio Grande do Sul e conhecer suas regiões, participar de um baile gaúcho ou ir a um festival de músicas nativistas, assistir a um rodeio, o tiro de laço, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore, até o estilo de sua personalidade onde se formam e educam o cidadão gaúcho, diferenciado pela serenidade que atribui sua índole e seu caráter.
Oi!!
ResponderExcluirQue interessante, eu estudei na escola a Revolução Farroupilha. Mas não lembrava quando era comemorado este dia.
Parabéns a todos os Gaúchos :D
Bjo
Parabenss a todos os gaúchos e para vc tbm, cultur muito linda essa. bjs
ResponderExcluirParabéns aos gaúchos. Eu não sabia desta data tão importante, bem legal!!
ResponderExcluirBeijos, Jac
Parabéns pra esse povo que faz parte do Sul do Brasil!
ResponderExcluirwww.kellyzarate.com
E viva o Rio Grande do Sul!
ResponderExcluirParabéns Gaúchos orgulhosos.
Minha cunhada é gaúcha e até hoje morando fora do Rio Grande há anos ela comemora o dia 20 de setembro, sempre vestia minha sobrinha de prenda quando era menorzinha <3
ResponderExcluirbesitos
www.blogmeamarro.com
Sou gaúcha , moro em Porto Alegre.
ResponderExcluirAmo meu Rio Grande do Sul.
.Amo meu Rio Grande do sul!
ResponderExcluirOrgulho do meu coração!
Parabéns a gauchada! :)
ResponderExcluir